Apresentação

Blog oficial de Carlos Eduardo, onde podemos encontrar toda a produção textual deste, ainda desconhecido mas muito talentoso, escritor da nossa literatura pós-moderna.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

[LUTO] João Pedro faleceu nesta segunda-feira (22) aos 12 anos

O fanático torcedor do Santos Futebol Clube, João Pedro (foto) faleceu nesta segunda-feira (22), aos 12 anos, no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Santos (Litoral de São Paulo). Conhecido por toda a sociedade santista, o menino sofria de epidermólise bolhosa (doença rara de pele) desde o seu nascimento, em 28 de fevereiro de 1996. O corpo está sendo velado na Santa Casa de Misericórdia de Santos (Av. Francisco Manoel, s/nº - Bairro Jabaquara). O enterro será às 9 horas, no Cemitério do Paquetá (Rua Doutor Cóchrane s/nº- Bairro Paquetá), em Santos.
João vinha sofrendo várias complicações derivadas da doença. Na luta pela sobrevivência, o garoto conquistou diversos amigos que realizavam periodicamente eventos a fim de angariar fundos para seu sustento. Aos nove anos perdeu a mãe Marta, sua principal apoiadora, vítima de câncer. Desde então, a avó Maria assumiu a guarda da criança.
A diretoria, o Conselho Dleiberativo, a comissão técnica, os jogadores e a torcida do Santos FC prestam condolências à família de João Pedro. Ele deixa o pai (Ednaldo Mendonça da Silva), a avó (Eluzia Maria de Almeida), os tios (Maysa de Almeida Vieira e Daniel Pereira de Lima) e o primo Matheus.
LIGAÇÃO COM O PEIXE. João Pedro tinha como uma de suas maiores paixões assistir os jogos do Santos FC, pintar quadros e jogar videogame. A habilidade que desenvolveu como artista plástico o levou a realizar duas exposições. Alguns de seus quadros enfeitam as paredes do Hotel Recanto dos Alvinegros, que serve de concentração para os jogadores do clube dentro do CT Rei Pelé.
Através da diretoria Social, o clube promoveu uma campanha para auxiliar o menino. Neste sentido, o clube criou uma página na internet (www.santosfc.com.br/joaopedro) para divulgar o problema do menino e para explicar a comunidade como colaborar com João Pedro e sua família. No dia 19 de agosto, o clube promoveu um desfile beneficente que arrecadou mais de 16 mil reais para João Pedro.
Motivado pela campanha do Santos FC, o Jornal Lance! publicou uma matéria com João Pedro, no dia 24 de agosto, onde o menino escreve uma carta motivando o elenco do Peixe, o técnico Márcio Fernandes, a torcida e a diretoria. (clique aqui para ver)

A carta de João foi usada pela Comissão Técnica como motivação para a vitória frente ao Cruzeiro no mesmo dia. O próprio João Pedro leu a carta no CT e entrou no campo com os jogadores carregado pelo goleiro Douglas. João Pedro esteve pela última vez na Vila Belmiro na vitória sobre o Fluminense por 2 a 1. Novamente ele entrou em campo no colo de Douglas.


João Pedro entra no colo do goleiro Douglas antes da vitória sobre o Cruzeiro.
O meio-campo Roberto Brum fez um leilão, através do programa de TV, Esporte por Esporte (Santa Cecília TV- retransmissora da TVE em Santos), de uma camisa autografada por todos os jogadores cuja renda seria revertida em prol de João Pedro. O menino iria neste domingo (21) entregar a camisa e receber o cheque de R$ 1.600,00 do vencedor do leilão. Infelizmente, devido as complicações de sua saúde ele não pode comparecer para receber mais este apoio.
Fã incondicional de João Pedro, o presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, lamentou o ocorrido. "João Pedro viveu seus 12 anos buscando a vida. É um exemplo para todo ser humano. Mesmo diante de suas dificuldades físicas, ele prosperava. Seu exemplo será eterno".
O QUE É A EPIDERMÓLISE BOLHOSA? A Epidermólise Bolhosa é um conjunto de doenças bolhosas de caráter hereditário que se caracterizam por uma fragilidade cutânea com formação de bolhas aos mínimos traumatismos. Todas têm em comum bolhas de conteúdo claro ou sanguinolento localizadas na pele e/ou em mucosas. As primeiras manifestações surgem ao nascimento ou logo após, em áreas de pressão ou trauma: mãos, pés, joelhos, cotovelos, coxas. As lesões podem também ter secreções e sangue. As unhas podem estar ausentes ou espessadas e lesões mucosas orais, esofágicas e anais podem existir. Lesões esofágicas podem resultar em estreitamentos. Lesões de couro cabeludo e alterações dentárias são observadas.
POR C. EDUARDO: Não sei o que sinto,se é uma tristeza muito grande por perdemos o João Pedro ou o pensar que neste momento ele está com Deus, no céu, quem sabe ao lado de sua mãe e sem qualquer doença que o faz sofrer... mesmo tomando conhecimento de sua história a pouco tempo, alguns dias para ser sincero, não consegui resistir e, contra minha vontade lágrimas rolaram ao ver seu depoimento que serviu como motivação para que o Santos F.C. se consagrasse campeão paulista de 2007.Com um vídeo desses, com palavras como estas e como um exemplo como foi a vida de João Pedro, seria impossível que o nosso time não conseguisse achar forças onde não havia para ser coroado como campeão. À família, deixo apenas o comprometimento de estar orando para que Deus possa estar confortando seus corações a cada dia e preenchendo, o espaço deixado por João Pedro com muita misericórdia e graça...
C. Eduardo
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário