Apresentação

Blog oficial de Carlos Eduardo, onde podemos encontrar toda a produção textual deste, ainda desconhecido mas muito talentoso, escritor da nossa literatura pós-moderna.

domingo, 5 de abril de 2009

RESTA UM...

Ainda me lembro, no Brasileiro de 2004, duas partidas para o término da competição e a classificação indicava o Atlético/PR como líder e o Santos um ponto atrás, o comandante paranaense era Antônio Lopes, que em uma entrevista é perguntado sobre as possibilidades de seu time ser campeão Brasileiro daquele ano, no que o técnico responde: "meu time já está com o piloto automático ligado, não há mais o que fazer". Naquela rodada, com a vitória do Santos por 3x0 sobre o São Caetano e com a derrota de 1x0 do Atlético/PR para o aspirante ao descenso Vasco da Gama, em São Januário, o Santos ultrapassa o time da Arena da Baixada, joga contra o time da Colina na última rodada dependendo apenas de si para ser campeão pela segunda vez, o que se concretiza com os 2x1 aplicados no time carioca.
Paulista de 2007, por se classificar em primeiro lugar, o Santos tem o privilégio de poder jogar pelo empate na soma dos dois resultados (embora jogar pelo empate nunca fosse uma boa para o Santos, lembro-me do Paulista de 2001, contra o Corinthians no jogo do ponto eletrônico)... Jogando pro gasto, o time da Baixada consegue empatar o primeiro jogo em 0x0 contra o "poderoso"... Bragantino. No segundo jogo, o mesmo 0x0 não saia do placar do estádio do Morumbi, até que nos últimos minutos da partida, brilhou a estrela de campeão que pairava sobre as dependências da Vila Belmiro e do CT Rei Pelé desde o início do campeonato, bola na trave do Santos, defesa quase que impossível feita por Fábio Costa no último minuto, ufa! Acabou o jogo, estávamos na final. Contra o São Caetano, 2x0 pro Azulão no primeiro jogo da final, o Santos jogou péssimamente horrível. No segundo jogo, precisava apenas de uma vitória com 2 gols de diferença, conseguiu nos últimos minutos. Fora campeão, alías, Bi-Campeão...
No último jogo da fase de grupos da Libertadores do ano de 2008, contra o Cúcuta Desportivo, o Time da Vila precisava apenas vencer, só isso, para se classificar às oitavas do continental, saiu perdendo, conseguiu a virada depois dos 35 do segundo tempo.

Hoje não era diferente, o tima da Vila mais famosa do mundo precisava vencer... e como precisava vencer, tinha a Portuguesa empatada com os mesmo números de pontos, vitórias, empates, derrotas... ganhava a quarta colocação apenas pelo saldo de gols, apenas "1" gol. Não precisava apenas vencer, tinha que torcer. Torcer para que a Lusa - caso vencesse o Santo André no Canindé - não ultrapassasse o Santos na somatória deste critério. Assistia o jogo do Santos, quando descobri que a Lusa fazia 2x0 no Ramalhão. E o jogo do Santos seguia 0x0. Aos 26 minutos, vi o goleiro da Macaca fazer duas excelentes defesas, e depois, Kléber Pereira marcar. "GOL!", gritei, em vão, estava impedido. Durante aproximadamente 1h30m, vi o Glorioso Peixe fora das semi-finais do estadual mais difícil do Brasil. Meu sonho reascendeu aos 39 minutos, quando o nosso K9 da Baixada marca, esse valeu. Não gritei, retive o grito dentro de mim, foi pior. No intervalo, veio-me os mesmo pensamentos que tive nos jogos citados no início do texto: "Vamos Santos, ainda dá, estou com você". Mas depois dos 15 minutos de descanso ao meu coração, vejo o Santos tomar um gol infantil a 7, 7, 7, isso mesmo, (sete / VII) segundos, se-gun-dos, s-e-g-u-n-d-o-s de jogo! Ouvi uma frase: "Vamos Santos, ainda dá, estou com você". Aos 4 minutos, a virada do time de Campinas.

- Já era! Acabou, não dá mais pra você Santos! Gritou meu tio são-paulino ao meu lado, me calei. Seria mais difícil, mas seria também mais saboroso conseguir essa classificação. A torcida do time da casa começou a cantar alegremente: "eliminado, eliminado..." ganhar seria uma questão de honra!
O sonho voltou com o gol de Antônio Flávio, do Santo André. Agora precisávamos apenas de uma virada, nada demais para o conhecido TIME DA VIRADA. O Santos começou a jogar melhor, a criar, finalizar, exigir do goleiro Aranha defesas que calaram o meu grito de gol, quando este já havia saído pela minha garganta. Comecei a acreditar mais fervorosamente que ainda dava... já passei por isso antes, na maioria das vezes consegui passar a minha energia para o time. Aos 38 minutos voltei a gritar gol! Era o segundo do Kléber, era o empate do meu time. Só faltava um! Virei técnico, "toca no Madson, ladrão, chuta, cruza, deita, finge de morto, põe a mão na bola Jean, issooooo! Bom garoto". Era tudo o que precisávamos, penalti pro Santos, Pereira na bola, gol! Vibrei, gritei, pulei... estávamos quase lá. O juiz, Sr Rodrigo Braghetto, deu "apenas" 4 minutos de acréscimo à partida... uma eternidade, entendi que, 4 minutos jogando video-game é muito pouco, mas que seu time se classificando e o juiz dando 4 minutos de acréscimo, é uma eternidade!
Com o término da partida, gritei, via o time da Vila comemorando, não a classificação, mas o título. Depois desse jogo, podemos até perder para o Palmeiras ou a final, contra São Paulo ou Corinthians, mas o Santos já se sagrou na tarde desse domingo chuvoso de 05/04 como o campeão moral do Paulistão 2009.

Detalhes: Neymar ainda não disse por que veio, não ganhou nem 25% das jogadas que disputou. Kléber Pereira demonstrou o apelido de "perde, mas faz", perdeu muuuuitos gols, marcou apenas 3, o necessário para nos colocar entre o Trio de Ferro da capital. O jovem meia Paulo Henrique, desde alguns jogos, vem mostrando que tem grande potencial, chamou a responsabilidade para si, mesmo quando o Santos ainda perdia por 2x1, dribles que resultaram em chances de gols para o time (o contrário de seu colega Neymar), não queria - e com razão - ser substituído. Mas em uma tarde onde o Santos fez um primeiro tempo medíocre, um início de segundo tempo, mais medíocre ainda, jogou os últimos 30 minutos do segundo tempo com o coração na ponta das chuteiras e viu Kléber Pereira marcar 3 e colocar, com suas próprias mãos, o time entre os 4 que vão às semi-finais, o meu troféu destaque do dia vai para Antônio Flávio (Santo André) ele sim, colocou o Santos na semi-final do Paulista 2009. Agora começa um novo campeonato.
Termino este texto usando as palavras do treinador santista Vagner Mancini que resumiram esse texto, poderia dar título ao mesmo e que traduz o que sinto ao passar por tudo isso hoje e ainda escrever sobre.
- As coisas com o Santos são mais sofridas, mas merecidas.
Torcer pro Santos é assim, até o úlimo minuto a emoção (e bota emoção nisso) é garantida, não gostei de jogos que o time ganhou sem que eu passasse por momentos como este. Não vejo sentido em torcer pro Santos e não passar por tudo isso. Lembre-se, semque faltar um jogo, um gol para que se obtenha a vitória, esse um que falta será conseguido pelo TIME DA VIRADA, pelo TIME DO AMOR... será que ainda resta um?

5 comentários:

  1. bem vamos lá...
    várias considerações a fazer...
    1) qualquer pessoa que entendo um pouquinho sobre o tema, sabe mto bem qual torcida começou isso de time da virada. quando viverem algo "parecido" com a final da mercosul me mandem um sms.
    2) Neymar é um bostinha, KP é menos do q acha q é e mais do q mto atacante, PH esse sim é bola.
    3) Não deve se confundir raça com sorte, todas as viradas vascaínas foram de um time q jogou melhor, q mereceu virar. Sim o Santos é um time mto cagado (as vezes teh parece o SP)
    4) Aliás, essa historia d virada eh bem tricolor neh.
    5) Apesar de td isso, nesse campeonato nojento que ganhe o time pequeno. VIVA O SANTOS!!!

    Um forte abraço (por 5 reais)

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo Carlos!
    Belíssimo texto!! Concordo com vc... jogo do Santos sem emoções como essa não é legal!!
    Qdo acontece coisas assim, momentos de decisão, eu já nem me desespero mais... acredito no time e na capacidade que tem de resolver tudo nos últimos minutos! E não é questão de sorte!
    Como pode alguém ser tão cruel e fazer um cometário tão revoltado como o do nosso amigo? Onde está o espírito esportivo dessa pessoa??
    Ai, ai, ai...
    Vou cantar pra vcs pra dar uma animada nisso aqui:
    Santos o time da virada, Santos o time do amooooorrrr!!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. uhauhauhahauhauhuhauhuahuhua (cascando mto) huahuahuahuahhahauhauhauhau

    Já fazendo um chat no seu blog, nossa amiga "supracitada" pela qual tenho profunda estima, além de não ter vergonha de expor seus delírios em blogs alheios (ve se no lettera tem ela cantando alguma coisa...), insiste em plagiar cantos elaborados por uma torcida mais criativa. O amor supera essas coisas neh...

    Touché!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o amigo, em gênero, número e grau, desde que a torcida "mais criativa" seja apenas um adjetivo dado por vossa senhoria para designar a honrosa e gloriosa tocida doravante denominada SANGUE JOVEM...
    Sim, admito que a fama de time da virada veio depois que o time da Colina venceu aquela final da Mercosul contra o Palmeiras, mas contra fatos não há argumentos, o Santos adquiriu fama tal por mostrar em campo.
    Qualquer semelhança é pura intriga da oposição!!!

    ResponderExcluir
  5. Os comentários esportivos estão com tudo nesse blog, hein!?
    hauhauah

    bjos.

    ResponderExcluir